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Muitas pessoas confundem Branding com Identidade Visual. E hoje em dia é extremamente importante entender a diferença desses projetos, pois cada um tem sua particularidade e complexidade.
Existem diversas definições para o Branding, mas a que eu mais gosto de falar é: Uma estratégia para criar, alinhar e gerir a comunicação dos diferenciais essenciais de uma marca.
O Branding vem de tempos imemoriais, quando o ser humano demarcava seus animais com símbolos de propriedade, por exemplo. Mas foi depois dos anos 70 que ele evoluiu, após o boom do marketing tradicional. Em tempos onde atendimento, qualidade e tecnologia não eram considerados mais diferenciais, foi necessário aprofundar nos atributos intangíveis para que os negócios pudessem se destacar. E com isso o Branding ganhou terreno.
Aqui no Brasil, essa estratégia chegou por volta dos anos 90, conquistando primeiramente as grandes empresas. E hoje em dia, com o mercado digital e público cada vez mais exigentes e conscientes, o Branding tem conquistado cada dia mais todo tamanho e tipo de empresa que busca alinhar e aprofundar na diferenciação da comunicação e gestão da sua marca.
Aqui no estúdio, utilizamos a metodologia dos 6 P’s, da Escola Brandster, para definir o branding para pequenos negócios. Esse conjunto de diretrizes, também conhecido como Plataforma de Marca, contém os seguintes pontos:
Posicionamento: É a imagem que a marca irá refletir para ocupar seu lugar no mercado.
Personalidade: É o jeito de ser da marca diante do público que ela impacta.
Promessa: Conhecida também como Missão, é o que a marca pretende entregar para o mundo.
Princípios: Ou Valores, é o que a marca pretende defender e acreditar.
Propósito: Conhecido também como Visão, é o que, como e onde a marca deseja alcançar.
Público: Definição das pessoas que são impactadas pela marca.
O Branding pode conter muito mais diretrizes, de acordo com a necessidade e amplitude do negócio, como por exemplo Identidade Verbal (voz e tom de voz da marca), Ações para Gestão, Jornadas de Usuário, Métricas e inclusive a Identidade Visual.
É toda a comunicação visual de uma empresa, que pode contemplar marca, cores, texturas, fontes, fotografia, papelaria e outros recursos associados ao que impacta visualmente as pessoas.
Um projeto de Identidade Visual é de fato a concretização de parte de um projeto de Branding e pode ser trabalhado de forma independente. Mas hoje em dia, cada vez mais se faz necessário agregar nestes projetos técnicas de Branding para uma proposta mais assertiva e impactante.
Aqui no estúdio, trabalhamos nos projetos de Identidade Visual toda a comunicação visual necessária, alinhada com os diferenciais essenciais de uma empresa, assim como posicionamento e personalidade. Dessa forma, entregamos um projeto mais consciente e com bases mais sólidas para que a marca possa ter mais sucesso e visibilidade no mercado.
Recentemente, finalizamos um projeto de Identidade Visual para a Pura SEO, redesenhando toda a marca e definindo posicionamento, personalidade e diferenciais, além de padronizar visualmente os pontos de contato da marca. O resultado foi incrível e a empresa cada vez mais tem colhido bons resultados (conheça o projeto clicando aqui).
Bom, acredito que com essas definições você possa ter compreendido melhor a diferença entre esses dois projetos. Ambos se complementam e quando são trabalhados de forma conjunta, facilita muito a comunicação de uma marca. Espero que tenha gostado e vejo você no próximo post. Até breve!
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