Compartilhe:
O posicionamento de marca auxilia muito no direcionamento de ações para promover a comunicação de uma empresa. Sem ele, a marca pode “atirar” para todos os lados, pois não há uma definição concreta do seu diferencial, suas defesas e até mesmo o seu tipo de público. E em tempos onde cada vez mais temos diversos tipos de empresas, ter um posicionamento bem definido auxilia e muito na diferenciação e sucesso da sua marca e identidade visual.
Aqui no estúdio, definimos o posicionamento de uma marca a partir de uma metodologia desenvolvida por Simon Sinek, o Golden Circle (ou Círculo de Ouro). O autor desta estratégia é escritor e palestrante inglês, referência em liderança e empreendedorismo. O Golden Circle tem como objetivo definir o posicionamento através de três perguntas básicas: Por quê? Como? O quê?, nesta ordem, em três camadas circulares.
Estas perguntas auxiliam as empresas a entender seus negócios de dentro para fora, ajudando a compreender seu público, desenvolver sua cultura e personalidade, inspirar e se diferenciar no mercado, com uma visão ampla, integrada e relativamente simples. Empresas famosas, como a Apple, utilizam desse sistema para vender e se posicionar melhor. Ao ter um posicionamento definido, fica mais fácil atuar em pontos específicos e causar mais impacto nos clientes, não através de um produto ou serviço, mas sim do que aquilo pode proporcionar para as pessoas.
Essa estratégia ajuda na identificação e memorização das marcas, gerando uma sensação de pertencimento e de desejo nas pessoas, promovendo um fluxo positivo de relacionamento e em consequência, mais vendas.
Compartilhe: