Compartilhe:
É natural que depois de um determinado tempo, a marca não esteja mais fazendo sentido para o seu negócio. E é neste momento que deve ser realizada uma avaliação profunda de alguns pontos, para determinar o melhor caminho. Nos tópicos a seguir, elenquei quatro das situações mais comuns em que você precisa saber quando renovar a marca de uma empresa.
Em média, uma marca tem um “prazo de validade” de 10 anos. Esse limite está atrelado ao período de registro formal, mas também à previsão de crescimento da empresa, assim como ao surgimento de novos recursos tecnológicos, tendências e renovação do público consumidor.
Se sua empresa existe há mais de uma década, é importante realizar um levantamento completo não somente da marca, mas de toda a identidade visual, seus pontos de contato, assim como a comunicação e posicionamento. Dessa forma, sua marca se mantém sempre atualizada e alinhada ao momento do mercado.
Um exemplo interessante é a Coca Cola. A marca em si tem mais de 100 anos (uma grande exceção, pois sua marca é praticamente a mesma desde o início), mas a empresa sempre está renovando o que está em sua volta: Sua comunicação, a identidade visual e seus diversos pontos de contato.
Em muitos casos, quando é desenvolvida uma marca, é projetado atributos que refletem o que a empresa vende ou faz. Por exemplo: Uma loja que vende parafusos e que tem uma marca com elementos associados à este tipo de material. Esse é o caminho mais rápido e prático para desenvolver uma marca.
Por ser um lugar comum, a tendência é que as outras empresas concorrentes também cheguem nesta solução visual. E isso pode ocasionar diversos problemas, como por exemplo: marcas similares, gerando confusão para o consumidor, baixa memorização da marca, comoditização e até mesmo impedimento de registro.
Caso a marca do seu negócio esteja similar à concorrência e você acredita que sua empresa tenha ótimos diferenciais e que pode crescer ainda mais, talvez seja o momento certo de renová-la. Em uma época onde existem muitas empresas e um público consumidor mais exigente, as empresas devem buscar melhores estratégias para conquistar as pessoas. E isso pode começar com o visual, trazendo propostas mais atrativas e aprofundadas.
Um bom exemplo é a Apple. Uma das empresas líderes no mercado da tecnologia, traz em sua marca uma maçã. Nada a ver com o setor, mas é algo tão diferente e com todo um conceito por traz, que acabou tornando essa marca icônica e uma das mais valiosas do mundo. Além disso, a empresa trabalha muito bem seu branding e sua comunicação, conquistando um público fiel e alinhado à proposta da marca.
Neste caso, se sua marca possui somente uma versão, talvez ao utilizá-la, ela esteja ocupando muito espaço ou até mesmo ilegível em certas aplicações. Aqui, é preciso de uma marca responsiva, ou seja, que tenha diversas versões para que ela seja melhor utilizada.
Com essa ação, a marca pode atuar melhor nos seus diversos pontos de contato. É importante salientar que neste processo, os pontos de contato devem ser analisados e levantados, para determinar as melhores versões para a marca.
Se sua empresa cresceu e você percebeu que o posicionamento atual não faz mais sentido ou esteja buscando atingir outros setores no mercado, a marca pode não performar muito bem ou até mesmo não ser mais adequada.
Nesta situação, não apenas a marca deve ser reavaliada, mas também todo o branding da empresa: Posicionamento, missão, visão, valores, público, personalidade e comunicação. Fazendo esse levantamento e possível ajuste, a marca estará mais harmonizada com o momento atual do negócio.
Com essas ações, você já consegue avaliar melhor se sua marca precisa ser renovada. E se precisar de ajuda, conte comigo! Conheça minhas soluções acessando este link aqui. Até breve!
Compartilhe: